terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dependência Química







R. é aluno do curso de Serviço Social, alegre e esforçado,tem 28 anos, ex dependente químico,se drogava desde os 12 anos,e no inicio desde mês completou 4 anos de ''limpo e sereno" assim é como ele se identifica, sem consumir alcool e drogas . R.se considera uma pessoa recuperada, e nós alunos do curso comemoramos com ele esta linda vitoria de grande valor para ele e sua familia, e queremos estar comemorando com ele todos os anos que se passarem com essa linda recuperação e de grande exemplo aos que procuram a cura.



............................................................................................................................................................................



A Dependência Química é uma doença crônica progressiva, que tem como principal característica, a obsessão mental, seguida do uso compulsivo de determidada droga ou drogas .A Síndrome de Dependência Química, é uma pandemia que afeta a comunidade em todas as áreas: Educação, Segurança e Saúde.Dependentes Químicos Anônimos sugerem um programa de 10 ( dez ) passos, baseados na humildade, fé, honestidade e fraternidade, sendo pertinente lembrar que o tratamento e recuperação sugeridos através dos passos, que contém princípios espirituais, independente de religião formal,é individual e intransferível .Dizia um sábio, que sozinhos somos opinião pessoal.A união através do conhecimento e troca de experiências é um remédio eficaz.Para orientar o dependente químico que quer se recuperar , existem dez sugestões para formação de um grupo. O grupo pode ser formado por qualquer pessoa interessada, de boa vontade, que deseja colaborar com a recuperação de portadores da Síndrome de Dependência Química. As sugestões encontram-se escritas após o programa de recuperação.



Dez Passos Sugeridos para a recuperação



1°Admito que dependência química é doença crônica e que eu não posso mais usar drogas . 2°Acredito que sou capaz de viver sem o uso de drogas.3°Peço orientação diária à Deus, pra tomar decisões corretas.4°Fiz um minucioso inventário moral de mim mesmo.5°Admito para mim mesmo e pra outra pessoa as falhas do meu caráter, as consequências dos meus maus hábitos. 6°Percebo que me torno cada vez mais consciente e responsável pelas minhas ações .7°Continuo a fazer um inventário diário e quando erro, admitimos prontamente ,não perdendo tempo na reparação do erro.8°Fiz uma relação de todas as pessoas a quem causei prejuízo devido ao uso de drogas e me dispus a reparar esses danos.9°Procuro através da Prece e Meditação, melhorar meu contato consciente com Deus, pedindo compreensão e coragem para realizar Sua vontade.10°Percebo que freqüentando as reuniões, sou ajudado e coopero com os outros, através da troca de experiências.



sábado, 26 de setembro de 2009

Lei n°8.662


Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993
(importante sempre estar notificado)

Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências.
O Presidente da República
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Artigo 1º - É livre o exercício da profissão de Assistente Social em todo o território nacional, observadas as condições estabelecidas nesta Lei.
Artigo 2º - Somente poderão exercer a profissão de Assistente Social:
I - Os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente;
II - os possuidores de diploma de curso superior em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino sediado em países estrangeiros, conveniado ou não com o governo brasileiro, desde que devidamente revalidado e registrado em órgão competente no Brasil;
III - os agentes sociais, qualquer que seja sua denominação com funções nos vários órgãos públicos, segundo o disposto no artigo 14 e seu parágrafo único da Lei n. 1889, de 13 de junho de 1953.
Parágrafo único - O exercício da profissão de Assistente Social requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos desta Lei.
Artigo 3º - A designação profissional de Assistente Social é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente.
Obs.estes são os artigos de maior destaque na lei 8.662

Psicologia Social e Serviço Social


De forma breve, a constituição da Psicologia enquanto ciência e da Psicologia Social (crítica) como uma área do saber psicológico, muito próxima do Serviço Social, ao se considerarem os objetos de estudo das respectivas disciplinas. Desenvolve uma reflexão sobre as possibilidades de construção de saberes e práticas interdisciplinares decorrentes da relação dialógica entre as áreas de conhecimento em questão, através de questionamentos voltados às próprias áreas que se encontram inseridas no grupo das Ciências Sociais e Humanas.

_Relação Assistente Social e/ou Psicólogo Social/ Assistente Técnico – esta relação deve se pautar pelo espírito de colaboração, sendo recomendado que o material coletado proveniente da avaliação social ou psicológica, seja compartilhado com o outro assistente social ou psicólogo, mediante anuência das partes por escrito, sendo indicado também a realização de
reuniões para início e conclusões dos trabalhos.
Entende-se ser o Assistente Social e/ou Psicólogo Assistente Técnico o profissional capacitado para questionar tecnicamente a análise e conclusões realizadas pelo Assistente Social e/ou Psicólogo Perito.

sábado, 19 de setembro de 2009

Behaviorismo e Geltalt no Serviço Social

O Behaviorismo – do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Estas linhas de pensamento só têm em comum o interesse por este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra ‘comportamento’. Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.
O Gestalt-A psicologia se consolidou, ao longo do século XIX, como uma vertente filosófica; neste período ela estudava tão somente o comportamento, as emoções e a percepção. Vigorava então o atomismo – buscava-se compreender o todo através do conhecimento das partes, sendo possível perceber uma imagem apenas por meio dos seus elementos. Em oposição a esse processo, nasceu a Teoria da Gestalt – termo alemão intraduzível, com um sentido aproximado de figura, forma, aparência.Gestalt no Serviço Social é mais importante que o Behaviorismo, pois permite a visão diferente ou seja, posição do observador.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Palestra com Maria Lucia Martinelli_FAPSS




Assistente Social e escritora Maria Lucia Martinelli cativa a todos com sua simpatia e conhecimento.Chegou as 20:00 em ponto para uma palestra aos alunos da faculdade FAPSS.Todos ansiosos para escutar as mais longas experiências de uma mulher profissionalmente vivida, ávida ao mundo social e cheia de entusiasmos a nos passar.
Maria Lucia Martinelli foi bolsista graduada em Assistente Social (1966), Mestre (1977) e Doutora (1988) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós-Doutorado em História das Idéias Contemporâneas, pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2002), na área de Fundamentos Políticos das Idéias Contemporâneas. E Martinelli não parou por aqui, tornou-se escritora de livros voltado para a área do serviço social e escreve colunas em revistas importantes e Membro do Conselho Científico da Revista Serviço Social Hospitalar, do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Editorial da Revista Serviço Social e Sociedade, da Editora Cortez, São Paulo. Membro do Conselho Editorial da Revista Emancipação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Membro do Conselho Editorial da Revista Katálysis, da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Conselho Editorial da Revista Em Pauta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Editorial da Revista Políticas Públicas, da Universidade Federal do Maranhão.
A palestra foi objetiva, Martinelli falou de um de seus maiores livros-Identidade e Alienação,do Marxismo,da trajetória do serviço social,participações em palestras e eventos sociais,de seus livros lançados na Argentina e Portugal.Atenciosa autografou livros, posou para fotos e nos deixou a esperança de sempre esta evoluindo com a sociedade.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O PERFIL DO ASSISTENTE SOCIAL

Este ano ingressei na faculdade de Serviço Social e estou muito contente com o conteúdo oferecido pelas disciplinas e com os professores. É um curso bastante dinâmico e que tem por objetivo Graduar Assistentes Sociais e prepará-la(o)s para o mercado de trabalho para atuarem de maneira competente, crítica e real comprometimento em relação às questões sociais. Além disso, os futuros Assistentes Sociais também poderão atuar na área acadêmica, contribuindo com a formação de novos profissionais, com o aperfeiçoamento, especialização e com a pós-graduação. O novo perfil do Assistente Social vem expresso no papel que lhe caracteriza presença na Sociedade, como aquele que, consciente e comprometido, dirige suas ações, intervindo em defesa dos direitos sociais, da justiça e do acesso democrático dos indivíduos aos bens e serviços oferecidos pela sociedade. É profissão interventiva nas múltiplas relações sociais. (Fonte: www.fapss.br)