quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ANTROPOLOGIA E A CULTURA


Bem,ao falar em cultura lembro da minha Professora Mara da matéria de Antropologia.Ela tem uma metodologia maxima e MARA'VILHOSA de ensino nesta matéria.Eu sempre gostei de descutir assuntos que nos remetem a culturas e novas crencas.Com isso me senti muito bem informatizada com alguns conteúdos e conhecimentos que se refere a mesma.
A Antropologia é uma ciência transversal (adj. Que passa ou está de través ou obliquamente.) atinge o homem e suas acões,ou seja , da sua personalidade e de sua materialidade,expressão de sua apropriacão do mundo real e do mundo de idéias.A Antropologia oferece o material para a investigacão da realidade.Antigamente a Antrolopologia significava "conhecer para dominar",hoje se refere tambem em "eu posso investigar,não acusar"".
A primeira aula foi iniciada com a frase"toda nossa historia vem carregada de símbolos".O que seria estes simbolos?Todo ser humano esta em uma relacão de simbolos,relacões materiais e todos atos da vida humana.Antropologia é história(o significado) e memórias(usos e costumes).A antropologia que criou-se os antecedentes.
Claude Lévi-Strauss foi quem conseguiu destinguir as árvores cronológicas.Lévi-Strauss era um professor desconhecido, tinha menos de 30 anos quando aceitou integrar a missão que deu origem à USP, em 1934. Formado em Direito e Filosofia, acabou se decidindo pela Antropologia a partir da experiência que viveu no Brasil. “Ele ficou fascinado pelas populações indígenas que encontrou na viagem que fez pelo País". http://www4.usp.br/index.php/institucional/17839-usp-reconhece-em-levi-strauss-um-de-seus-mais-dignos-fundadores
O saber antropologico é todo conhecimento vindo da experiencia que foi submetida a valores metodologicos, este saber é o profissional(agir) e o saber ciêntifico(o porque agir).O conhecimento é o relacionamento do"o que sei"e o "que nada sei".
Nos relacionamentos culturais o homem não tem apenas uma competência,ele é um ser social,politico,espiritual,transcedentes e outras varias caracteristicas importantes na cultura.Ele é composto de historia,existencia e da biologia(corpo).O homem é um ser uniPLURIDIMENSIONAL,(várias dimensões)elas correspondem as experiências,reflexões,táticas e técnicas,estratégias e como ele faz alguma coisa?
A cultura tem interferências dos fatores geográficos,economicos e climáticos,são estes fatores que fazem a cultura serer diferente.Uma cultura pode receber influencias da outra,mas cada uma tem seus meios de conservacão.

Conclusão:Cultura de refere a regras de uma sociedade,meios de adaptacão e formacão de individuos e se relaciona com o que se aprende no sistema social e individual.


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pequena orientação para estagio


Estágio
O estágio é uma oportunidade de integrar os estudantes ao mundo do trabalho, possibilitando troca de experiências no ramo da profissão escolhida, visão de trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores inerentes à cultura do trabalho, e deve fomentar uma postura crítica e reflexiva, permitindo a práxis profissional, pois deve articular teoria e prática, propiciando um meio de fazer interagir a academia e as organizações.

Supervisão de Estágio
A Supervisão de Estágio deve ser um processo sistemático de acompanhamento, com feedback constante.
Para que ocorra uma Supervisão de Estágio satisfatória, é necessário que haja um ambiente basicamente empático, ético e de respeito mútuo, onde as idéias de ambas as partes (Supervisor e Estagiário) possam fluir em conversa sincera.
É importante que durante este processo, possa acontecer uma “troca de conhecimentos/ experiências”, possibilitando ao estagiário a construção de uma visão mais abrangente da profissão, e ainda, ao profissional Supervisor, uma atualização de seus conhecimentos, em decorrência das constantes mudanças ocorridas em pouco tempo, principalmente em nossa profissão, pois, geralmente, o estudante, por se encontrar no meio acadêmico, espaço privilegiado de debates e pesquisas, possui acesso mais rápido e facilitado a discussões e decisões importantes da categoria profissional.
Pode ocorrer mensalmente, quinzenalmente, semanalmente ou até mesmo diariamente, dependendo das necessidades encontradas em cada caso. Há também as supervisões que ocorrem durante o processo de repasse de tarefas, atividades ou entre os atendimentos.

Funções do Supervisor de Campo
Cabe ao Supervisor de Campo:
Orientar e supervisionar o estagiário em seu trabalho e suas atividades de estágio.
Apresentar ao Supervisor Acadêmico eventuais problemas do estagiário em seu local de estágio.
Avaliar o comportamento do estagiário sob o ponto de vista ético e técnico, encaminhando os resultados ao Supervisor Acadêmico.

Funções do Supervisor Acadêmico
Cabe ao Supervisor Acadêmico:
Planejar, coordenar, supervisionar e avaliar as atividades relacionadas com estagiários.
Manter contato com as organizações, buscando vagas para atender as necessidades dos alunos.
Acolher as propostas feitas por organizações, para a realização de estagiários a fim de compatibiliza-las com as necessidades de formação dos alunos.