sexta-feira, 29 de abril de 2011

Grandes formas de alienação existentes nas sociedades modernas ou capitalistas.


1. A alienação social:os humanos não se reconhecem como produtores das instituições sociopolíticas e oscilam entre duas atitudes: ou aceitam passivamente tudo o que existe, por ser tido como natural, divino ou racional, ou se rebelam individualmente, julgando que, por sua própria vontade e inteligência, podem mais do que a realidade que os condiciona. Nos dois casos, a sociedade é o outro (alienus), algo externo a nós, separado de nós, diferente de nós e com poder total ou nenhum poder sobre nós.
2. A alienação econômica:os produtores não se reconhecem como produtores, nem se reconhecem nos objetos produzidos por seu trabalho. Em nossas sociedades modernas, a alienação econômica é dupla:
Em primeiro lugar, os trabalhadores, como classe social, vendem sua força de trabalho aos proprietários do capital (donos das terras, das indústrias, do comércio, dos bancos, das escolas, dos hospitais, das frotas de automóveis, de ônibus ou de aviões, etc.). Vendendo sua força de trabalho no mercado da compra e venda de trabalho), os trabalhadores são mercadorias e, como toda mercadoria, recebem um preço, isto é, o salário. Entretanto, os trabalhadores não percebem que foram reduzidos à condição de coisas que produzem coisas; não percebem que foram desumanizados e coisificados.
Em segundo lugar, os trabalhos produzem alimentos (pelo cultivo da terra e dos animais), objetos de consumo (pela indústria), instrumentos para a produção de outros trabalhos (máquinas), condições para a realização de outros trabalhos (transporte de matérias-primas, de produtos e de trabalhadores). A mercadoria-trabalhador produz mercadorias. Estas, ao deixarem as fazendas, as usinas, as fábricas, os escritórios e entrarem nas lojas, nas feiras, nos supermercados, nos shoppings centers parecem ali estar porque lá foram colocadas (não pensamos no trabalho humano que nelas está cristalizado e não pensamos no trabalho humano realizado para que chegassem até nós) e, como o trabalhador, elas também recebem um preço.
O trabalhador olha os preços e sabe que não poderá adquirir quase nada do que está exposto no comércio, mas não lhe passa pela cabeça que foi ele, não enquanto indivíduo e sim como classe social, quem produziu tudo aquilo com seu trabalho e que não pode ter os produtos porque o preço deles é muito mais alto do que o preço dele, trabalhador, isto é, o seu salário.
3. A alienação intelectual: resultante da separação social entre trabalho material (que produz mercadorias) e trabalho intelectual (que produz idéias). A divisão social entre as duas modalidades de trabalho leva a crer que o trabalho material é uma tarefa que não exige conhecimentos, mas apenas habilidades manuais, enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusivo pelos conhecimentos. Vivendo numa sociedade alienada, os intelectuais também se alienam. Sua alienação é tripla:
Primeiro, esquecem ou ignoram que suas idéias estão ligadas às opiniões e pontos de vista da classe a que pertencem. Segundo, esquecem ou ignoram que as idéias são produzidas por eles para explicar a realidade e passam a crer que elas se encontram gravadas na própria realidade e que eles apenas as descobrem e descrevem sob a forma de teorias gerais.
Terceiro, esquecendo ou ignorando a origem social das idéias e seu próprio trabalho para criá-las, acreditam que as idéias existem em si e por si mesmas, criam a realidade e a controlam, dirigem e dominamAs três grandes formas da alienação (social, econômica e intelectual) são a causa do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

OS TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE




Personalidade é definida pela totalidade dos traços emocionais e de comportamento de um indivíduo (caráter). Pode-se dizer que é o "jeitão" de ser da pessoa, o modo de sentir as emoções ou o "jeitão" de agir.
Existem muitos tipos desses transtornos:
Transtorno de Personalidade ParanóideSão desconfiados,se sentem enganados pelos outros, com dúvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações dos outros como ameaçadoras. São rancorosos e percebem ataques a seu caráter ou reputação, muitas vezes ciumentos e com desconfianças sobre a fidelidade dos seus parceiros e amigos.
Transtorno de Personalidade EsquizóideSão distantes de relações sociais,não gostam de relacionamentos íntimos, gosta de atividades solitárias. Tem pouco interesse em relações sexuais, e pouco prazer em suas atividades. Não têm amigos íntimos ou confidentes, não se importam com elogios ou críticas, sendo frios emocionalmente e distantes.
Transtorno de Personalidade EsquizotípicaSão excêntricos e estranhos, têm crenças bizarras, com experiências de ilusões e pensamento e discurso extravagante. Falta de amigos e muita ansiedade no convívio social.
Transtorno de Personalidade BorderlineSão instáveis em suas emoções e muito impulsivos, com esforços incríveis para evitar abandono (até tentativas de suicídio). Têm rompantes de raiva inadequada. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas, mas frente a recusas tornam-se péssimas , sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas. Costumam apresentar uma hiper reatividade afetiva, em que as situações boas são ótimas ou excelentes, e as ruins ou desfavoráveis são péssimas ou catastróficas.
Transtorno de Personalidade NarcisistaIndivíduos que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, acreditando serem especiais e explorando os outros em suas relações sociais, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e por vezes contando vantagens de situações. Não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor.
Transtorno de Personalidade Anti-socialIndivíduos que desrespeitam e violam os direitos dos outros, não se conformando com normas. Mentirosos, enganadores e impulsivos, sempre procurando obter vantagens sobre os outros. São irritados, irresponsáveis e com total ausência de remorsos, mesmo que digam que têm, mais uma vez tentando levar vantagens. Podem estabelecer relacionamentos afetivos superficiais, mas não são capazes de manter vínculos mais profundos e duradouros.
Transtorno de Personalidade HistriônicaSão facilmente emocionáveis, sempre em busca de atenção, sentindo-se mal quando não são o centro das atenções. São sedutores, com mudanças rápidas das emoções. Tentam impressionar aos outros, fazendo uso de dramatizações, e tendem a interpretar os relacionamentos como mais íntimos do que realmente são.
Transtorno de Personalidade Obsessivo-CompulsivaSão preocupados com organização, perfeccionismo e controle,é atento a detalhes, listas, regras, ordem e horários. Dedicação excessiva ao trabalho, dão pouca importância ao lazer. Teimosos, não jogam nada fora ("pão-duro") e não conseguem deixar tarefas para outras pessoas.
Transtorno de Personalidade Esquiva:
São tímidos (exageradamente),sensíveis a críticas, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outros, reservados e preocupados com críticas e rejeição. Geralmente não se envolvem em novas atividades, vendo a si mesmos como inadequados ou sem atrativos e capacidades.
Transtorno de Personalidade DependenteIndivíduos que têm necessidade de serem cuidados, submissos, sempre com medo de separações. Têm dificuldades para tomar decisões, necessitam que os outros assumam a responsabilidade de seus atos, não discordam, não iniciam projetos. Sentem-se muito mal quando sozinhos, evitando isso a todo custo.
O tratamento desses transtornos baseia-se na Psicoterapia (de orientação analítica ou comportamental na maioria dos casos) e Psicanálise.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Direitos das Pessoas com Deficiência



Em seu artigo 23, Capítulo II, a Constituição determina que “é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da saúde e assistência públicas, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiências”.
Já não se fala mais em portadores de necessidades especiais e sim pessoas com deficiências, pois, nas suas limitações, muitos são eficientes em sua excelência.
Entender as diferenças como normalidade quebra as barreiras e os preconceitos tão evidentes, numa luta diária de mostrar que todos temos os mesmos direitos.
``A exclusão é como uma doença contagiosa, vai sendo transmitida sem saber a causa. A inclusão é a cura. A cura de que estamos caminhando para um mundo de direitos, respeito e entendimento``.
Direitos adquiridos e conquistados.
Serviço Jurídico Gratuito
Assegura o direito à assistência judiciária gratuita a todas as pessoas que se encontrem em território brasileiro. Tendo que comprovar a insuficiência de recursos para usufruir os direitos.
Sistema Único de Saúde - SUSEste conjunto aponta para mudanças muito favoráveis em relação às necessidades das pessoas com deficiência, no que se refere aos processos de equiparação de oportunidades e inclusão, adequação dos recursos humanos e físicos, bem como a busca de resolutividade desde a atenção básica até os serviços de maior complexidade, inserindo desta forma a reabilitação numa rede descentralizada e hierarquizada de ações.
Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Lei nº 7853, de 24/10/1989 e Decreto nº 3298, de 20/12/1999) que estabelece, no que diz respeito saúde.
Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (Portaria nº1060/GM, de 05/06 de 2002) que estabelece como diretrizes.
Benefício de Prestação Continuada – BPCO BPC consiste no repasse de um salário mínimo mensal; É benefício previsto garantido pela Constituição Federal, integrante do Sistema Único da Assistência Social –SUAS e regularizado pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, ( Lei Federal nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993). O benefício é gerenciado pelo INSS.
Isenção de IPI/IOF para Pessoas com Deficiência Física, Visual, Intelectual severa ou profunda e Autistas. O direito à aquisição com o benefício da isenção poderá ser exercido apenas uma vez a cada dois anos, sem limite do número de aquisições, observada a vigência da Lei nº 8.989, de 1995 atualmente prorrogada pela Lei 11.941/2009, art. 77, até 31.12.2014.
Placas de automóvel diferenciada para deficientes auditivos
Em algumas cidades,é autorizada a carteira de habilitação para pessoas com deficiências auditivas, a placa é diferenciada, de cor verde com uma tarja vermelha na diagonal.
CONCESSÃO DE PASSE LIVRELei nº 8.899, de 29/06/94 e Decreto nº 3.691, de 19/12/00
Passe Livre FederalPasse Livre Federal - Criado para ser utilizado exclusivamente nos ônibus que fazem trajetos interestaduais (entre estados) dentro do Brasil. Só é válido no Brasil, não podendo ser utilizado para trajetos dentro dos estados ou municípios.
Cadeira de rodas gratuitaA Lei Municipal no 11.353/93 dispõe que a Rede Hospitalar Municipal fica obrigada a fornecer gratuitamente próteses para deficientes físicos e cadeiras de rodas, quando necessário, para todos aqueles que tiverem atendimento na Rede Hospitalar Municipal.
Linha de crédito especial para deficientesA Nossa Caixa/Nosso Banco, do Estado de São Paulo, lançou uma nova linha de crédito especial para pessoas deficientes. Este financiamento destina-se à aquisição de equipamentos para suprir as limitações impostas por deficiências físicas e também serviços. Podem ser financiados aparelhos ortopédicos, auditivos, cadeiras de rodas, próteses, órteses, terapias de reabilitação etc., mediante prescrição médica.
Inclusão nas escolas
Resolução - 95, de 21-11-2000
Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 22 de novembro de 2000
Dispõe sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 1.679, DE 2 DE DEZEMBRO DE 1999
Diário Oficial da União, 03 de dezembro de 1999
Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições.
Rede de Reabilitação:Todos os centros irão atender a pessoas com deficiência física, transitória ou definitiva, com o apoio de profissionais de diversas áreas, como fisioterapia, psicologia, medicina, assistência social, nutricionismo e terapia ocupacional.
Lei de Cotas de Empregabilidade para Pessoas com DeficiênciaA LEI nº8.213, de julho de 1991- que estabelece cotas para a contratação de pessoas com deficiência – e pelo decreto nº3.298 de Dezembro de 1999 – que estabelece normas para a integração dos deficientes para o mercado de trabalho.
Serviços do Poupatempo lança serviço de atendimento às pessoas com deficiência
o Poupatempo Itaquera lança o Voz amiga, programa que vai ajudar no acesso à informação e inclusão de pessoas com deficiência visual.
Atende da Prefeitura de São PauloO Serviço de Atendimento Especial, ou Atende, é um transporte gratuito, porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa, com alto grau de severidade e dependência, impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte público.
Moradias Populares AcessíveilO objetivo é criar habitações acessíveis para todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades. A meta é que qualquer moradia seja passível de futuras adaptações para as pessoas com deficiência.
Biblioteca de São Paulo:O projeto centrou esforços na decoração do prédio, na oferta de tecnologia e em uma estrutura completamente acessível e preparada para atender pessoas com deficiência.Usuários cegos terão ainda mil títulos de “audiobooks” e um equipamento que, automaticamente, é capaz de transpor obras literárias convencionais para faixas de áudio ou placas em braile. Isso deve aumentar muito a oferta de livros para cegos.