quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

JORNADA n° 07- Planilha de Gastos



Outra dica infalível:
Fazer uma planilha de gastos, pois é,reconhecer firmas, autenticar cópias,tira o visto, taxa de ônibus,gasolina e credito no cartão VTM solicitado, tem custos,então comece a anotar tuuuudo que gastou aqui (Brasil),e faça uma planilha com as relações de gastos futuros como; a viagem e a estadia, alimentação e outros. Só pra saber futuramente o tanto que gastou e talvez economizar mais um pouco, quem sabe né?
E boa viagem!!!

EXEMPLOS DE PROCURAÇÕES




PROCURAÇÃO (SIMPLES)

Outorgante: (SEU NOME), (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº (.....), inscrito no CPF sob o nº (.....), residente e domiciliado à Rua (.....), nº (.....), Bairro (......), Cidade (......), Cep. (......), no Estado de (.....), nomeia e constitui como seu(s) procurador(es);

Outorgado: (NOME DO SEU REPRESENTANTE), (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº (.....), inscrito no CPF sob o nº (.....), residente e domiciliado à Rua (.....), nº (.....), Bairro (......), Cidade (......), Cep. (......), no Estado de (.....).

Poderes: Plenos poderes para representar o outorgante junto ao (especificar o órgão onde a procuração será utilizada, se for o caso), para prática de todos os atos necessários para (descreva a finalidade da procuração),cessando os poderes dessa procuração em (data em que a procuração perde a validade).


________________
(Local, data e ano)

__________________________
(sua assinatura)


EXEMPLO DE PODERES PARA INCLUIR NA PROCURAÇÃO PARTICULAR
(Repartições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, Secretaria da Receita Federal, Cartórios, Tabeliães e Registro de Imóveis, DETRANs, INSS, Justiça Eleitoral, Consórcios, SERASA, SPC, órgãos particulares, Bancos, Bolsas de Valores, Cias. Telefônicas, Audiências, Juízo, Instância ou Tribunal; receber citações, notificações e intimações; requerer, retirar, assinar e apresentar documentos; alegar e prestar declarações e informações; mover ações judiciais, constituir advogado, defender seus direitos e interesses; resolver e assinar tudo que for referente a heranças, inventários e partilha de bens; receber benefícios, renovar/atualizar/regularizar/recadastrar CPF, Carteira Nacional de Habilitação e título de eleitor; comprar/vender/negociar/transferir ações no Mercado de Ações; comprar, vender, transferir e alugar quaisquer bens móveis e imóveis, semoventes, inclusive veículos; assinar, receber e outorgar quaisquer escrituras de compra e venda, cessão inerentes, documentos de transferência e guias; administrar bens; assinar contratos; adjudicar, concordar, discordar, desistir, transigir, contratar, assinar e ratificar quaisquer termos e compromissos; receber e dar quitação)




PROCURAÇÃO GERAL

Por este instrumento particular, eu, abaixo assinado...................................
............................ (nome completo), nacionalidade ................... estado civil.........................., profissão ........................, CPF nº .............................,RG nº ...................... , residente e domiciliado à Rua ................................ nº............., na cidade de ............................, Estado de .................., (se for empresa, substituir por: estabelecida à Rua...................................., nº.........., na cidade de ....................., Estado de ............., inscrita no CNPJ sob o nº .........., e com contrato de constituição devidamente arquivado (ou registrado) na Junta Comercial do Estado (ou no Cartório de Registro de Títulos e Documentos), sob o nº...................... (demais dados do arquiva­mento ou registro), nomeio e constituo meu bastante procurador ............................................. (nome completo), nacionalidade ..................., estado civil ...................................................., profissão .........................., CPF nº ................................., RG nº ............................., residente e domiciliado à Rua .............................. nº ..............., na cidade de ......................., Estado de ...................., com amplos, gerais e ilimitados poderes para tratar de todos os meus negócios comerciais e bancários, comprar e vender mercadorias, celebrar contratos comerciais, receber dinheiro, títulos e valores, passar recibos e dar quitações, sacar duplicatas de faturas e letras de câmbio; aceitar, endossar, caucionar, emitir e descontar duplicatas, letras de câm­bio e notas promissórias; efetuar descontos, conceder prorrogações de prazos e modificar vencimentos de títulos; celebrar contratos de financia­mento com bancos e estabelecimentos de crédito em geral, dar a estes as necessárias ordens e instruções, assinar propostas, cartas de remessas, correspondências, papéis e quaisquer documentos, caucionar, descontar, transferir e endossar conhecimentos de depósitos e conhecimentos de em­barque; movimentar nos bancos, casas bancárias e estabelecimentos con­gêneres, tanto as contas correntes à ordem, como as de caução e contra elas emitir cheques, ordens de pagamento e de depósito; sacar, mesmo a descoberto; levantar, no todo ou em parte, os saldos dessas contas e dar conformidade aos respectivos saldos, emitir, endossar e assinar cheques; fazer transferências de numerários; liquidar contas, abrir novas, depositar e retirar dinheiro, títulos e valores; passar recibos, dar e aceitar quitações, requisitar talões de cheques, levar títulos a protesto; em suma, realizar, solucionar, transigir, assumir obrigações, compromissos e qualquer negócio comercial ou bancário, em nome do outorgante, o que tudo haverá por bem, firme e valioso.

Local, data e assinatura do outorgante.

JORNADA n° 06- PROCURAÇÕES




Na reunião de intercambistas da PUC/SP, foi nos orientado deixar uma procuração (GERAL OU SIMPLES) a alguém de nossa confiança para responder e resolver possíveis problemas acadêmicos financeiros,administrativos e outros.
Eu fiz 4 procurações, geral e  simples, para o meu namorido e  para minha família (pai e mãe),é aconselhável,pois não sabemos o dia de amanha.
Aconselho especificar na procuração que é de data indeterminável, se for geral, não será preciso especificar os problemas a serem resolvidos, só nas simples. Na internet tem vários modelos de procurações,dá pra basear em alguns exemplos.Para fazer procurações é preciso o reconhecimento de firma(assinatura).
Para reconhecer firma, é preciso abrir uma, então vá a um cartório próximo de sua residência e peça pra abrir firma de reconhecimento de assinaturas. É rápido, simples e baratinho, leve seu RG  e CPF( e mais nada),pronto, já podem reconhecerem suas assinaturas por ai. 

JORNADA n° 05- Dicas da minha “personal travel”


Sobre Disciplinas
>>>Assim que chegar, constatar o coordenador internacional do curso que você escolheu.

>>>Fazer uma (ou +) procurações para deixar com pessoas de sua confiança, para casos que não possa resolver por ausência no país. Reconhecer firma.(abrir firma!)
>>>Mandar um e-mail de apresentação para a coordenadoria do curso.(opcional,lógico!)

IMPREVISTOS
>>> Albergue da Juventude (Coimbra)
>>>Ministério do trabalho e da solidariedade social. Segurança Social.

MORADIA
>>>Junta da Freguesia (moradia).

CIDADANIA
>>>Procurar loja do Cidadão de Coimbra (apresentar documentos),se apresentar imediatamente após a chegada.

SEGUROS SAÚDE
>>>Seguro saúde PB4-INSS (acordo Brasil-Portugal)Fazer no Ministério da Saúde.

Caso adquira o PB4:

Faça um seguro particular de pelo (-) uma semana, na ida e na volta que pode ser feito sugestão(Ryanaer)

DOCUMENTOS
>>>Fazer cópias e autenticar todos os documentos, desde o passaporte (foto) até do histórico escolar.
Levar bastante fotos 3x4.(15 unidades)
Tirar antecedentes criminais na Policia Federal e autenticar.(para visto e pra entregar na Casa do Cidadão).

ALOJAMENTO

CARTOES DE GASTOS
>>>Levar consigo dois cartões, para imprevistos.
Banco Rendimento (visa) - COTAÇÃO(dica).

ALIMENTAÇÃO
>>>Para quem não quer gastar muito, compre tickets de almoço ou jantar e coma na universidade. Frutas são bem baratas.

VIDA ACADEMICA
>>>Se apresentar na Universidade logo nos primeiros horários da manha. (dia da apresentação)
O aluno recebe um chip para telefonia,se cadastre.
Caso escolher alojamento, se apresentar no endereço de Serviço Acadêmico para escolha do alojamento.
Casa Brasil Lisboa (acolhimento para brasileiros) jurídico , psicológico e afins.
A Associação Acadêmica possui jornal informativo. Possui atividades esportivas e físicas ao acadêmico e apoio psico-acadêmico aos estudantes.


VIAGENS
>>>Site http://www.ryanair.com/pt compra de viagens pela Europa e seguro viajem.

JORNADA n° 04- Cartões de gastos financeiros


Eu, no inicio do processo de intercambio, conheci uma pessoa que tornou  especial todas estas jornadas de intercambio. Foi uma super coincidência ou como falo, foi uma confirmação de que as coisas dariam super certo... Ela é a Alessandra, e eu a chamo de minha “personal travel” ,isto mesmo, foi ela que me deu varias orientações,  indicações de viagens e documentações ,e agora  estou escrevendo as minhas experiências  para vocês.
A Alessandra tornou uma grande amiga, apesar da distancia, mantemos contatos por skype e sms. Ela mora em Campinas, e antes de estudar na PUC/SP estudou na PUC/CAMPINAS, o mesmo curso que eu.Eu a conheci na secretaria do nosso curso.
Alessandra me indicou também, um cartão para gastos super bacana e com o IOF mais barato ,(não to fazendo propaganda barata) mas o que é bom deve ser socializado. O cartão é do BANCO RENDIMENTO da rede COTAÇÃO, tem uma agencia na Avenida Paulista,lá é tudo muito rápido e pratico,no mesmo dia você faz e recebe o cartão,só é preciso colocar um credito de 200 euros ( R$ 598,02) para desbloquea-lo. Ia  me esquecendo das vantagens: as únicas taxas são para  saque, afinal não lembro agora o custo, e  tem uma taxa de IOF barato (imposto sobre operação financeira); o abastecimento é fácil;  e pode se verificar seu extrato pela internet.  Não há variação cambial, assim se depositarmos 500 euros, ficará 500 euros, a bandeira é visa; e em um país diferente da moeda que ele foi abastecido, pode-se realizar saques locais na moeda local automaticamente; o cartão é de debito,mas a vantagem é que é recarregável,você coloca um credito(acima de 200 euros) e só começar a gastar.
No próximo post irei especificar todas as dicas da minha amiga.

EXEMPLO DE DECLARAÇÃO FINANCEIRA




DECLARAÇÃO FINANCEIRA



            Eu, ------------------ , RG -----------, CPF nº-----------------, residente à ---------------, nº ---, bairro ---------------, na cidade de ------------, Brasil, declaro, para os devidos fins, que tenho capacidade de arcar com os custeios alimentares, saúde e de moradia   a Sra.--------------------RG n° --------- ,  Passaporte n°----------, decorrentes do programa de intercâmbio em Portugal.

            Por ser verdade, firmo a presente.




São Paulo,05 de setembro de 2.012


______________________________________
Assinatura(reconhecer firma).

JORNADA n° 03- Solicitação de visto.


O pedido de visto é feito pelo site do Consulado de Portugal http://www.consuladoportugalsp.org.br/servconsulares.htm , achei bem chatinho,pois demorou pra concluir,dava erro muitas vezes,mas consegui. No site tem a relação de documentos para serem enviados por sedex (pesquise bem),inclusive o cheque de pagamento do visto tem que ser enviado junto aos documentos. Outra coisa, não existe visto estudantil,você tem que solicitar o visto temporário(90 dias),  será pela data de suas passagens e da data relacionada na carta de aceitação, que será estendido os dias de permanecia no país (tem que apresentar as passagens de ida e de volta).
Enviado os documentos solicitados, inclusive o PB4, é aguardar o contato do consulado agendando uma entrevista.
No dia da entrevista fique tranquilo, chegue 30 min. de antecedência,as vezes chamam no horário marcado ou até 10 minutos depois e não esqueça de levar o passaporte, e (adivinha) a sua declaração financeira( a que indiquei no post jornada n°2), esta declaração não esta relacionada nos documentos que pedem,mas com certeza, no dia da entrevista irão te perguntar quem te manterá financeiramente e irão te pedir esta declaração,então para não atrasar o seu pedido de visto leve sua declaração pronta.
Recebi o contato pra retirada do visto (+-) 15 dias depois da entrevista. Foi super rápido,no horário marcado, um funcionário chama pelo seu nome e pega seu passaporte,você nem entra na sala, é só aguardar na recepção. Depois de 15 minutos fui chamada pra entrega de passaporte com o visto devidamente colado e carimbado.Eba!!!

MAS AFINAL, O QUE É PB4???

O Acordo de Segurança Social/Seguridade Social entre Brasil e Portugal proporciona o
 beneficio de proteção na área da saúde aos cidadãos brasileiros em Portugal e cidadãos
 portugueses no Brasil.


O acordo, assinado em 1995, atualizou as condições de prestação de serviços na área da seguridade social e proporciona ao cidadão brasileiro que chegar a Portugal, como turista ou com visto temporário ou de residência, direito à assistência médico-hospitalar (de emergência ou regular) e mesmo à aquisição de medicamentos.

Para tanto, é necessário apresentar o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM). Somente o brasileiro que seja filiado ao PIS ou ao PASEP, e seus dependentes, pode usufruir deste benefício.

Antes de viajar para Portugal, o interessado poderá solicitar o formulário PB-4 junto às secretarias de saúde ou delegacias de saúde de sua cidade.

Documentos necessários para a concessão do Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM):

Para empregado com Carteira de Trabalho assinada e seus dependentes

- Cópia do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
- Cópia dos três últimos contra-cheques (se celetista), ou os três últimos comprovantes de pagamentos, em que se demonstre os recolhimentos do INSS;
- Cópia da Carteira de Trabalho (qualificação e Contrato de trabalho);
Dependentes que irão viajar:
a) Cópia do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
b) Cópia da Certidão de Casamento, se for o caso;
c) Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos (dezoito) anos.


Para trabalhador autônomo, que recolhe o INSS e seus dependentes

- Cópia das 03 (três) últimas contribuições, como também cópia da capa do Carnê onde se vê o nome e o número de inscrição do segurado no INSS.;
- (Em caso de 1 ª vez) cópia da ficha de inscrição no INSS.
- (Em caso de renovação) cópias de todas as contribuições envolvendo o período a partir da data do fornecimento do Certificado Anterior, até a emissão do novo Certificado;
- Cópia do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
Dependentes que irão viajar:
a) Cópia do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
b) Cópia da Certidão de Casamento, se for o caso;
c) Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos (dezoito) anos.


Empregador e seus dependentes

- Cópia do contrato Social;
- Cópia do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
- Cópia do GRPS (último);
Dependentes que irão viajar:
a) Cópia do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
b) Cópia da Certidão de Casamento, se for o caso;
c) Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos (dezoito) anos.


Aposentados e seus dependentes 

- Número do benefício;
- Cópia do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
Dependentes que irão viajar:
a) Cópia do Passaporte (identificação, qualificação, validade e visto);
b) Cópia da Certidão de Casamento, se for o caso;
c) Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos (dezoito) anos.

Observações
a) A documentação deverá ser apresentada com autenticação em Cartório, Embaixada ou Consulado. Se preferir, pode apresentar os originais para que as cópias sejam autenticadas pelo órgão emissor do CDAM (Ministério da Saúde).
b) O interessado deverá, no ato da entrega da documentação, fornecer o endereço da residência e domicílio do segurado no Brasil e no país de destino.
c) É vedado fornecimento de certificado a funcionários públicos regidos sob égide da Lei 8.112/90, exceto para Portugal.
d) O certificado terá validade de um ano, contado a partir da data da assinatura.

JORNADA n° 02 - Documentos para o visto.


Passagens compradas, e agora? Agora é providenciar os documentos para a retirada de visto.
Outra coisa que a maioria das pessoas não sabem  é sobre o PB4(seguro saúde para contribuintes INSS). Este foi um documento chatérrimo pra fazer,pois nos postos de atendimentos do INSS, os funcionários não sabem explicar sobre  o PB4 e muito menos como faz pra ter este seguro. Eu fui até um posto de atendimento para fazer o meu seguro e depois de 1:30h em espera, me mandam pra lá e me enviam pra cá (tudo isto dentro do posto do INSS), cheguei até o gerente e falei que não tava de brincadeira ali e então me pediu pra pegar uma relação de empresas que trabalhei (CNIS) e levar até ao ministério da saúde, poxa que  alivio, eu pensei, “tá resolvido”.
Me enganei,no outro dia logo cedo fui ao Ministério da Saúde,o mais próximo foi o da Av. Nove de Julho. Uma dica importante, “somente no MINISTÉRIO DA SAÚDE que fazem o PB4”, não procurem o INSS, não resolvem e não sabem de nada,pois é( repito) somente no ministério da saúde que fazem o seguro.Cheguei cedo para fazer o seguro e adivinhem,”não foi fácil como parecia” ,levei apenas alguns documentos que (o gerente) do INSS  me orientou  e... “nada disso que você trouxe serve pra fazer o seguro”,foi o que escutei de um funcionário mal humorado. Simplesmente o cara jogava as xeroxs de lado e falava que  não faria meu seguro com aqueles documentos e muito menos com o que retirei no INSS(CNIS,lembra?), não preciso disto!!! Enfim,ele me deu uma relação dos documentos(cópias) que precisava pra fazer o seguro, então voltei novamente no outro dia com as copias precisas. Não levem nem mais e nem menos,pois podem tirar até onda de sua cara ou te chamar de burro por isto,pois eles não tem  grande humor. rsrsr
Pedido o seguro, era pra voltar  de 3 a 5 dias pra retirar. Uff.
Uma documento  fácil, e muito fácil de tirar, é o ATESTADO DE ANTESCENDENTE CRIMINAL, ele pode ser feito no próprio site da policia federal(PF),é só preencher os dados e o resultado sai no mesmo momento(imprimir), e depois levar nos tabelionatos específicos para autenticarem,(endereços).Foi muito rápido e pratico.
Uma DECLARAÇÃO FINANCEIRA será preciso,atestando que você tem recursos financeiros,ou atestando que uma terceira pessoa (seus pais,namorado,marido etc.) estão te ajudando financeiramente(no consulado irão pedir juntamente uma copia  de extrato bancário).
Para retirada do visto é preciso apresentar também um Comprovativo da existência de meios de subsistência ou Comprovativo das condições de alojamento, caso já tenha em mãos a sua carta de aceitação da universidade ( é preciso ter primeiramente esta carta antes de solicitar o visto), e  envia-la ao consulado(enviar cópia),na  carta já tem a indicação de alojamento na universidade.(mas não garante).Enfim...

INTERCAMBIO 2013: JORNADA n° 01-Passagens aéreas

Depois que a carta de aceitação da Universidade de Coimbra chegou, à primeira coisa que providenciei, foi a compra das passagens.(uhu) Pesquisando sobre Companhias aéreas, descobri que, passagens são mais baratas no próprio site da empresa, do que nas agencias de viagens. Então resolvi comprar no próprio site, e com um desconto melhor. Pesquisei por um bom tempo (pois tive bastante tempo pra pesquisar). Outra coisa que muita gente não sabe ( e nem eu )é que estudantes podem comprar passagens aéreas internacionais com preços e condições especiais em algumas agencias,mas pra eu,a maioria não cobriu o preço promocional que paguei nas minhas passagens. Será a primeira vez que viajo pela companhia Ibéria, é uma Cia espanhola, inclusive a escala será em Madri e de lá partirei num voo direto pra Lisboa. Em post futuros eu escreverei sobre o voo e o atendimento da cia aérea.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Já esta batendo uma saudade..

Vontade de ficar só grudadinhos nestes dias... descontar os dias que vamos ficar longe.

Malas

Own que lindas. Adorei!!!

Dicas de bagagens.

Melhor forma de identificar suas malas de longe!!! Vire o desespero da viagem em um motivo de riso com um adesivo de mala. Disponível em vários desenhos chocantes... Projetado para manter a nada, eles vão chamar a atenção para a sua bagagem tornando-o facilmente identificável entre um mar de sacos pretos ... só não se assuste quando pedirem pra abrir sua mala!!!

Considencia,minha origem é portuguesa! Uau.

Olha as minhas origens ai... Guimarães (em ortografia arcaica Guimaraens) é um apelido de família toponímico da língua portuguesa. A família Guimarães é descendente dos mais nobres clãs da região norte de Portugal, ligada à dinastia Afonsina. Segundo estudiosos, este apelido de família tem origem germânica, vem de Wigmar "cavalo (marah) de combate (wig)" , formou-se assim o nome de homem Vimara e expressão Wimaranis (villa ou quinta do Vimara). A história da família se funde com a história da nacionalidade no mundo ocidental, a região de Guimarães (Vimaranes originalmente) foi o berço da primeira nação europeia, a nação Portuguesa, sendo conhecida, portanto, como a "Cidade Berço". Os Vimaranenses bem como os membros da família Guimarães eram tratados como os "Conquistadores" obviamente devido à relação com história Portuguesa. O primeiro que comprovadamente possuiu o apelido de família Guimarães foi Dom Martinho Guimarães, escrivão da câmara, tabelião geral de El'Rey, juiz da comarca de Braga, posteriormente senhor do solar dos Guimarães na região de mesmo nome. Ele é apontando como ascendente direto de Dom Pedro I, Imperador do Brasil (Dom Pedro IV de Portugal) – todos de mesmo apelido de família formaram gerações e pertencem à mesma linhagem. Teve D. Martinho Guimarães como descendentes conhecidos Odilon Ferreira Guimarães vereador na cidade de Batayporã durante o mandato de Diego Sanches Marchi (primeiro prefeito da cidade) em 04 de Abril de 1965. fonte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Guimar%C3%A3es_(fam%C3%ADlia)

Universidade de Coimbra

Louca pra aproveitar e explorar cada cantinho deste lugar!!!!!!!!!!!!!!!! A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 e é uma das mais antigas do mundo!!! Grandes nomes da história estudaram na Universidade de Coimbra: Luís de Camões, Eça de Queiroz, Sebastião José de Carvalho e Mello - (o Marques de Pombal), Mário de Sá Carneiro, (o ditador Salazar), José Bonifácio, Cláudio Manuel da Costa e seu amigo Tomás António de Gonzaga, também conhecido como Dirceu, João de Almeida Prado – líder do Partido Republicano Paulista e Xanana Gusmão – líder da independência de Timor Leste. Além deles, vários personagens dos livros de Machado de Assis!!! Ohhh MARAVILHA!!!

LIVRO CIBERCÉLULAS.

QUERO LER O LIVRO CIBERCÉLULAS. Alguém já leu e pode me dizer se é bom mesmo???

Outra Dica...Como carregar dinheiro em um mochilão???

Calma gente, essa cueca não é suja de verdade e também não é para ser usada, não como cueca pelo menos. Ela possui um bolso onde pode ser guardado algumas notas e deixada na mochila. Se alguém mal intencionado for mexer na sua mochila, duvido que vai ter a coragem de procurar alguma coisa aí... Só não vale fazer isto em casa.kkkkk

Roupa...não define moral.

Concordo...o tamanho da minha roupa não define quem sou e nem dá liberdade aos outros sobre mim!!!

Senac-SP.Apresentação de projeto.

Apresentação do meu projeto. Espaço Lúdico Noturno. Mais pra frente escreverei mais sobre o projeto.

Eu não sei de nada!

T.T.T

DICA DE ORGANIZAÇÃO

Fiz do meu mural de fotos, um painel de recados e lembretes na parede do quarto...tá difícil lembrar de tantas coisas. Boa dica para organização...

Catho-on line. CUIDADO!!!

Minha assinatura foi cancelada desde o mês 06/12 e a Catho continuou cobrando a fatura em debito automático. Eu estava insatisfeita com os serviços da empresa,por isso tinha cancelado,mas a situação piorou pois,a conta não foi cancelada e não tive nenhuma oportunidade notificada ou que a conta estava ativa.Vi hoje 20/11/12 pelo ACESSO DO INTERNET BANKING, QUE FATURAS ESTAVAM SENDO COBRADAS.. A Catho é irresponsável pelas assinaturas e cobranças e não tem empresas cadastradas o suficiente a disposição dos clientes.Uma droga de empresa. Não recomendo. Se alguém tá insatisfeito com o atendimento da Catho, como eu,divulguem,pois tenho muitos conhecidos que também estão insatisfeitos com a empresa e divulgaram. Quem sabe melhoram o atendimento.

Portugal...Coimbra, lá vou eu!!!

Muiiiiiito felizzzz. 1°- Confirmado meu intercâmbio. A minha carta de aceitação da Universidade de COIMBRA chegou... Ebaaa. Rumo ao sucesso! Mais um sonho se realizando. Dedico esta felicidade toda ao meu love,Helio. Obrigado querido.