quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Onde levar e cadastrar seu seguro PB4???


Você deve ir à um posto de saúde para cadastrar o seu seguro PB4. Tem um na rua de trás da Praça da República, na R. Antero de Quental, e também tem um na R. Augusto Rocha.

Fique de olho,porque o cadastro deve ser feito no posto mais próximo de sua moradia.
Feito o seu cadastramento no posto de saúde,você já esta pronto para ser atendido pelo programa de saúde do governo de Portugal.

Nas consultas serão cobradas uma taxa simbólicas.Muito barato.
Eu não precisei utilizar o seguro,mas tive amigos que utilizaram e falaram muito bem do atendimento e  do encaminhamento do caso.

Outro meio de ser atendido é pelo Hospital Universitário de Coimbra.A universidade  garante o atendimento primário  ao aluno da UC. Muita gente não utiliza,mas fique por dentro dos regulamentos e especialidades oferecidas neste site da universidade: http://www.uc.pt/sasuc/ServicosApoioEstudantes/Servicos_Medicos/ 

Muita saúde e aproveite cada beneficio oferecido pela U.C





Dicas para sua matricula na Universidade de Coimbra e agendamento no SEF.

A Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (link aqui) é o primeiro lugar que você deve ir para fazer sua matrícula. Aqui você receberá um atestado de matrícula e alguns outros papéis necessários para o SEF e para a sua matrícula na UC. 

Depois de passar no DRIIC e pegar orientações, você vai então à Faculdade de curso e procure a coordenação do seu curso, para assim fazer sua matrícula nas cadeiras(disciplinas) escolhidas.
Decididas as matérias, a coordenação de seu curso ira te entregar um formulário para matrícula. Com tudo isto pronto, sera devolvido um documento que  você deve  levar ao DRIIC, onde ocorrera a matrícula final. 
Guarde este documento seguramente, pois é o que deverá ser apresentado ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal ) com o pedido de renovação de visto.(Em outro post,explicarei porque Portugal não oferece mais o Visto Residência para estudantes em 2013).

 Já matriculado na Faculdade escolhida da UC/ DRIIC, você deve retornar ao SEF(Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal) aqui eles te entregara um formulário para ser levado na 2° visita(que respectivamente já foi agendada por você), junto com estes documentos:

- Fotocópia e original do passaporte

- 2 fotos 3x4 a cores.(Leve fotos do Brasil,para quem pensa em economizar,vale mais.)

- Comprovativo dos meios de subsistência - Leve carta da universidade e se for bolsista leve a da bolsa;  pode ser extrato da conta corrente ou dinheiro vivo.

- Comprovativo das condições de alojamento - Se você for ficar definitivamente no alojamento, deve levar a carta do SASUC que comprova que você pagou o primeiro mês de alojamento. Outro meio de comprovação,  é através da Junta de Freguesias do bairro em que você mora.Sera  fornecido um formulário que deve ser preenchido por você e carimbado por 2 comércios do seu bairro, atestando que você mora lá. Eu não precisei do carimbo dos comércios, porque a junta da Freguesia que morei não me exigiu.Pesquise antes com conhecidos ou na sua junta.

- Matrícula no estabelecimento de ensino - Papel do DRIIC

- Comprovativo do pagamento de propinas (mensalidades) - O DRIIC  fornece uma declaração dizendo que você está isento de pagar mensalidade/propina.

-  Seguro Saúde - O Documento do PB-4 ou  Seguro de Saúde particular

-Cópias das passagens de volta para o Brasil.(A data limite para sua estadia,visto temporário , sera baseada na data de retorno para o Brasil

-E a efetuação de uma taxa que a cada ano aumenta.(ANO 2013)


Reunidos todos estes documentos, leve ao SEF para entrar com pedido de renovação de visto. Se estiver tudo certo,você recebe no mesmo dia o carimbo da renovação de visto no passaporte.
Fique de olho na data limite de sua estadia, (geralmente) sera  a data de seu retorno para o Brasil.

A magnitude e beleza única da Biblioteca Joanina - Universidade de Coimbra

A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra - nome que designa, enquanto extensão da moderna Biblioteca Geral da Universidade, a que foi, até à constituição desta, simplesmente a Casa da Livraria universitária, como durante mais de dois séculos, conhecida e deve o seu nome ao monarca sob cuja égide se verificou a sua edificação: D. João V, o Rei Magnânimo.

À semelhança do que ocorria na generalidade das antigas universidades europeias, a livraria universitária tivera uma vida acidentada, desde a sua constituição, no decurso do século XV, no tempo em que a instituição se encontrava sediada em Lisboa.
Estava-se então longe, porém, do monumental acervo bibliográfico que a Biblioteca Joanina mais tarde albergaria e o efetivo da livraria da Escola contabilizaria pouco mais de uma centena de volumes. 
Efetivamente, num quadro pedagógico assente no uso do compêndio, como fonte de autoridade e doutrina, e num quadro conjuntural a breve trecho definido pela submissão aos valores da Reforma Católica, estabelecidos pelo Concílio de Trento (1545/63), a biblioteca deixa de configurar-se como valor estratégico da Universidade, a despeito de os sucessivos Estatutos insistirem, por todo o século XVII (mas mais por tradição textual do que por genuíno imperativo doutrinário), na sua abertura pública.

Na verdade, por todo esse longo período, enquanto a chamada Segunda Escolástica se converte na verdadeira glória da Universidade de Coimbra no plano internacional, é nos colégios universitários (onde se alojavam e estudavam os autores dos compêndios), como o da Companhia de Jesus ou o de S. Pedro - instalado no próprio palácio universitário - que florescem as grandes livrarias. Quanto à da Universidade, sobreviveria no plano meramente formal, sofrendo, com o tempo, grandes perdas do seu magro espólio, a despeito de uma ou outra incorporação, com que se tentava, sem grande entusiasmo, dar cumprimento à letra dos Estatutos.
Apesar disso, na grande obra de edificação dos Gerais universitários (o complexo das novas salas de aulas, erguido em finais do século XVII) a existência da biblioteca seria consagrada, logo à entrada do recinto, como atesta a decoração da respectiva porta - em fim de contas a que dava acesso à velha guarda-roupa real onde, desde o século XVI, a livraria se alojava. Contudo, essas mesmas obras, ao mexerem na estrutura de um edifício então velho de 700 anos, haviam provocado estragos na própria sala destinada a biblioteca, a ponto de os livros terem de ser recolhidos ao cartório, no piso superior, onde ficariam durante os anos iniciais do século XVIII. É neste contexto que o reitor, Nuno da Silva Teles (2º do nome) se dirige a D. João V, em 1716 e, expondo não ter a Universidade sala capaz para uma boa livraria, como ordenavam os Estatutos, obtém, em 31 de Outubro desse ano, a necessária autorização régia, que irá pôr em marcha o prodigioso processo de construção daquela que, cem anos mais tarde, o erudito conde Raczinski haveria de classificar como "la bibliothèque la plus richement ornée que j'aie jamais visitée".

Para visitar presencialmente a Biblioteca Joanina e todo o Paço das Escolas, pode adquirir um bilhete ao balcão da Livraria/Loja/Bilheteira  na Biblioteca Geral.
Para informações visite a página "Informação para visitantes e agentes turísticos", ou 



comprove esta beleza dando uma espiada virtualmente neste site:  http://bibliotecajoanina.uc.pt/o_edificio/visita_virtual