sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Estamos em constante mudanças


Estamos em constante mudanças


#INFÂNCIA##ADOLESCÊNCIA##ADULTO#


#Puberdade #Idêntidade transitoria #Adaptações

#Menarca #Mudanças comportamentais #Consequências

#Mudanças fisiologicas #Perda do papel da infância #Vivencias

#Autonomia ETC.
O comportamento do adolescente depende da puberdade, vou citar que devemos isso as perdas necessárias para a transformação adolescente ( aborrecente) . Fui uma adolescente que curti cada fase da estimatoria e dos dias contados para completar os famosos 15 depois 18, 20 e agora 24(nossa como passou rápido). Vou chamar essas perdas de lutos.
Os 3 lutos do adolescente são;
01 luto: perda do corpo de infância.( voz, pelos,crescimento etc.) assim surge a nova imagem corporal.
02 luto: pela perda do papel da infância.( cobranças como; você não é mais criança, o que você vai ser quando crescer etc.) e a justificativa de que você ainda não é adulto.E aquela parte de que nos não somos mais criança? Sim, não somos mais crianças estamos na adolescência. (uma curiosidade, a idade considerada de iniciação adolescente é de 13 ate os 23 anos, então sai da adolescência ano passado, ainda!)
03 luto: perda dos pais de infância.(que isso?)Não queremos mais aquela preocupações que nossos pais tinha em consideração a nossa infância. Assim surge a autonomia, a necessidade de libertação, de se livrar das asas dos pais.( Eu aos 19 fui morar com uma amiga por causa dessa tal autonomia) desde modo surge a explicação, ao nos afastarmos de nossos pais, nos procuramos ter mais amigos e mais afinidades. Desde modo que nos afastamos de nossos pais o jovem se torna mais carente e desenvolve mais rápido a fase adulta, e com isso vêm às preocupações como, mais responsabilidades, falta de conselhos dos pais, arrependimentos e frustrações constantes.(digo por própria vivencia). Com isso aprendi que não fomos feitos para adaptações mas para mudanças.(minha opinião).
Beijos e até

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Identidade


SOBRE IDENTIDADE.
De uma perspectiva sociológica, a identidade é um conjunto relativamente estável de percepção sobre quem somos em relação a nos mesmos aos outros e aos sistemas sociais (o sistema mais especial: a família) a identidade é organizada em torno de um auto conceito ou, seja das idéias e sentimentos que temos sobre nos mesmos. Essas idéias tem origens de varias fontes.EXEMPLO: Na maneira de pensarmos, como os outros nos vêem e nos avaliam.
De um nível cultural a identidade também se baseia em idéias culturais e status sociais, ou seja posição social em que ocupamos.
Você utiliza alguma idéia cultural para construir sua identidade?Sim, todos nos seguimos uma identidade construída em torno de uma cultura ou de uma família ou de importantíssimos valores que a família influencia.
Falando que como as pessoas nos avaliam, Charles Horton Cooley chamou essa avaliação de “espelho” (o que é claro , não é necessariamente um modo como nos vêem). Quando você olha pro outro o que você vê em você? Identifique uma reação, comportamento dos outros ao te ver, tipo de interação, ou no que você se vê nos outros? Isto é muito interessante na hora de se identificar com as outras pessoas, e é esse meio que nos faz interagir com elas.Se eu me identifico com alguém, eu me vejo nelas...
Um belo exemplo disto é o adolescente, que sempre se buscou a identificar-se com outras pessoas, com artistas, bad boys, playboys, rappers, patricinhas e mauricinhos de seriados e outros.A cultura incentiva a identificação.
A IDENTIDADE também tem características metamorfosica , ela também se modifica conforme as circunstancias e as interações sociais. Mudamos-nos conforme as pessoas que nos espelhamos muda. Assim estamos em constante mudança.
...No próximo texto falarei mais sobre estas mudanças...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Esteriotipo x preconceito


Estereótipo e Preconceito é a mesma coisa?


Estereótipo é a imagem precoce ou a primeira impressão que temos de determinada pessoa, coisa ou situação. É usado principalmente para definir ou limitar pessoas ou grupos de pessoas na sociedade, assim se torna um grande motivador do preconceito e descriminação. De um modo bem pensado acredito que o ponto de partida para o preconceito vem da generalização superficial chamado estereótipo.
É impossível pensar em um estereótipo sem o preconceito e vice e versa, acredito que um alimenta o outro. Sendo assim o estereótipo se origina de algum tipo de preconceito que precisa criar imagens e conceito.
A imagem da atitude PRECONCEITO é o ESTERIOTIPO.
Exemplo de um estereótipo que considero puro preconceito
Estereótipo da beleza das norte americanas; os estereótipos mais populares podem ser os das meninas caveiras(sim isso é um preconceito)que vivem em Nova York ou em Los Angeles e sofrem de bulimia, não tem identidade própria(;) só encontra roupas que lhes servem na secção infantil de uma loja de departamentos e ainda assim odeia o que vê; ou de outro estereótipo da garota sem controle do interior que come tudo o que tem vontade e não necessidade , vira uma baleia(nossa! outro preconceito a pessoas acima do peso)e depois processa aquele que insinue algo sobre a verdade que todo mundo vê, menos ela... Matéria de uma revista famosa de beleza não citada.
Essa recusa em considerar as qualidades própria de uma pessoa, reagindo a ela de acordo com as qualidades que correta ou erroneamente se atribuem ao seu grupo social.
Abraços até.