terça-feira, 31 de maio de 2011

ENFIM:O HOMEM É VIOLENTO POR NATUREZA?


Há séculos, os filósofos discutem a natureza do ser humano. Alguns defendendo que o homem é naturalmente bom, outros alegando que é naturalmente mal.São teses conflitantes que resultam, principalmente, do pensamento de ROUSSEAU e HOBBES.
ROUSSEAU acreditava na seguinte tese, o homem é bom por natureza, sendo a vida em sociedade o fator de sua corrupção. Ou seja, ele nasce bom, mas o meio o corrompe, tornando-o mal.
HOBBES, em contrapartida, tinha por tese que o homem é mal por natureza, apresentando três causas principais de discórdia, a saber, a competição, a desconfiança e a glória, voltadas respectivamente para a obtenção de lucro, segurança e reputação.
Nessa concepção podem-se distinguir dois momentos: o tempo em que os homens são capazes de manter um respeito mútuo, que seria o tempo de paz; e o tempo de luta de todos contra todos, ou tempo de guerra.
Extrai-se, ainda, do pensamento de HOBBES, que o homem age de maneira violenta para realizar seus intentos, pois é impossível que algo desejado por dois homens ao mesmo tempo seja gozado por ambos, assim eles se tornam inimigos, competindo por um mesmo objetivo. Na realização de tal intento, procuram subjugar um ao outro, para demonstrar força e manter segura a coisa.É interessante transcrever fragmento do que relata o filósofo:
“E contra esta desconfiança de uns em relação a outros, nenhuma maneira de se garantir é tão razoável como a antecipação; isto é, pela força ou pela astúcia, subjugar as pessoas de todos os homens que puder, durante o tempo necessário para chegar ao momento em que não veja qualquer outro poder suficientemente grande para ameaça-lo. E isto não é mais do que sua própria conservação exige, conforme é geralmente admitido.”Extrai-se do pensamento de HOBBES que o homem age de maneira violenta, numa tentativa de conquistar o respeito dos outros, realizar os seus intentos e garantir a sua conservação. E do pensamento de ROUSSEAU, conclui-se que o homem nasce bom, e o meio social faz com que ele aja de maneira violenta.Não é possível dizer que HOBBES e ROUSSEAU estavam totalmente certos, na individualidade dos seus pensamentos. É mais apropriado fazer uma conjugação das idéias dos dois autores na busca do entendimento da violência.
O homem não nasce bom, na acepção do termo, pois ele é um animal que, abstraindo-se a sua racionalidade, possui desejos, necessidades e instintos. Assim, não vai deixar de agir violentamente para sobreviver ou construir o seu espaço.
Claro que o meio em que vive vai influenciá-lo. Todavia, o meio social não pode ser visto só de maneira negativa, pois pode influenciar o homem para agir de maneira positiva e não violenta. O meio não torna o homem mal, apenas torna necessária a atitude violenta; as duas coisas não podem ser confundidas. Na primeira o homem é bom e o meio o corrompe; na segunda o homem tem instintos de conservação e a sociedade faz aflorar estes instintos, que se exteriorizam pela violência.
Porém, se o meio propicia todas as condições de vida para o homem e de construção do seu espaço, este dificilmente vai agir de maneira violenta. Claro que não se pode levar em conta as pessoas com problemas de insanidade, pois estas não agem por conta própria.Mas, pode ser que o meio social apresente condições totalmente adversas ao homem e à sua conservação; aí este, impulsionado pelo seu instinto natural, vai agir de maneira violenta para tentar eliminar aquilo que está lhe causando problemas.
E o que é pior, a sociedade cria certas necessidades e vontades na cabeça dos seus integrantes, resultado de um sistema equivocado. E as pessoas movidas por estas falsas vontades, lutam pela conquista de bens colocados, pela sociedade, como necessários a uma vida digna.A sociedade cria uma desigualdade formal, fazendo, muitas vezes, com que o homem tenha uma atitude violenta, na tentativa de superar os outros na construção do seu espaço.Pode-se dizer, então, que o homem não é bom por natureza, pois, apesar de sua razão, possui instintos animais de conservação e, se preciso, usa da violência para se defender; e ainda, a própria sociedade agrava a situação quando cria uma desigualdade formal entre as pessoas.O homem age de maneira violenta, em razão dos seus instintos e vontades naturais, movido por um sentimento de conservação e pela necessidade de construir um espaço de segurança que inspire respeito aos outros homens e facilite a realização dos seus desígnios.Não é possível dizer que o homem é mal por natureza, e que a violência é o resultado desta maldade. O que acontece é que a própria violência é algo natural, pois está presente no comportamento de todos os animais em razão do instinto de preservação.O que está errado é o fato da violência ser utilizada para fins, que não o da conservação natural, pois aí, pode-se dizer que há um desvio de conduta.Todavia, o fato de o homem agir de maneira violenta contra outros homens, por si só, não representa um desvio de conduta, pois outros animais também agem desta maneira,é para construção do seu espaço e para se defender.

Sobre o Movimento Negro

O maior desafio do Movimento Negro no Brasil é acabar com o preconceito racial. Essa luta não vem de hoje. O movimento começou a ganhar força na década de 1930, com a Frente Negra Brasileira. Em 1978, foi fundado o Movimento Negro Unificado, que deu origem a vários grupos de combate ao racismo, como associações de bairro, terreiros de candomblé, blocos carnavalescos, núcleos de pesquisas e várias organizações não governamentais. Conheça aqui algumas dessas principais entidades:Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra: O Centro, ligado ao Ministério da Cultura, tem a missão de preservar a cultura afro-brasileira. O instituto pesquisa todos os documentos sobre a contribuição dos povos de origem africana na formação do povo brasileiro. Vários núcleos foram implantados na Bahia, Acre, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.
Telefone: (61) 326 0878.
Fundação Cultural Palmares: A Fundação Cultural Palmares é uma entidade pública ligada ao Ministério da Cultura. Sua função é promover pesquisas e estudos sobre as culturas africanas. Além disso, participa de ações para melhorar a qualidade de vida dos afro-brasileiros. A pesquisa mais importante da fundação é o mapeamento e reconhecimento de antigos quilombos. Telefone: (61) 326 0878; site: www.palmares.gov.br; e-mail: palmares@palmares.gov.br.
Instituto da Mulher Negra Geledés:
É uma organização política de mulheres negras que tem como missão o combate ao racismo. O nome Geledés é originalmente uma forma de sociedade secreta feminina de caráter religioso, existente nas sociedades tradicionais africanas iorubás, que expressam o poder feminino sobre a fertilidade da terra, a procriação e o bem-estar da comunidade. O instituto levou a sério essa tradição. Hoje, com 11 anos de existência, já atendeu a várias vítimas do racismo. O grupo aciona juridicamente empresas e meios de comunicação que praticam a discriminação racial contra mulheres negras. Também atende vítimas de violência doméstica e sexual. O grupo participou de todas as conferências mundiais convocadas pela ONU na década de 90.Telefone: (11) 3115- 4582; site: http://www.geledes.org.br/
Instituto do Negro Padre Batista:
Fundado pela Igreja Católica em 1987, o instituto tem como missão melhorar a educação dos estudantes negros. O diretor atual é o padre José Enes de Jesus. Para isso já concedeu 40 bolsas de estudo a universitários negros carentes. Seis deles se formaram advogados e hoje dão assistência jurídica gratuita para vítimas do racismo. Esse trabalho é apoiado pela Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo e deve ser estendido a outros Estados. Telefone:
(11) 3106-7051; e-mail: padrebatista@uol.com.br.
Projeto Geração XXI: É um projeto pioneiro voltado para a valorização de jovens negros carentes. O programa desenvolve ações de educação e tem parcerias do Geledés, Bank Boston, Fundação Cultural Palmares e Unesco. Atualmente, o projeto atende 21 adolescentes negros, de famílias de baixa renda. O instituto paga escolas particulares e faculdades para os jovens carentes, além de doar tíquetes de refeição para suas famílias.Telefone: (11) 3118 7164; e-mail: geracaoxxi@uol.com.br
Casa das Áfricas:A Casa das Áfricas é um centro de pesquisa e de promoção de atividades culturais relacionadas ao continente africano. O seu objetivo é contribuir para o processo de produção e ampliação de conhecimentos sobre as sociedades africanas e para o diálogo entre instituições e pesquisadores que tenham como foco de trabalho a África.( www.casadasafricas.org.br)
Núcleo de Consciência Negra:O Núcleo de Consciência Negra é uma entidade de caráter sócio-político-cultural, preocupada com as manifestações gerais de interesse dos negros realizadas pelos funcionários, alunos e docentes da Universidade de São Paulo e outras pessoas interessadas e integradas nos trabalhos do Núcleo. Na prática isto tem se traduzido na realização de atividades de denúncia e combate ao racismo, na realização de debates e atividades no interior da universidade e, particularmente, no desenvolvimento de projetos educacionais e sócio-culturais em nossa sede. Desde sua fundação o Núcleo tem sido coordenado de forma colegiada. Além dos coordenadores, temos colaboradores que dedicam-se à organização e desenvolvimento de áreas específicas do Núcleo de Consciência Negra.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

. Haiti:terremoto,colonização e resistência

O Haiti desde o terremoto, continua devastado.É um país tomado pela injustiça social e pela miséria.Ainda sem recursos de moradia,falta de alimento e saneamento básico o país tornou-se marginalizado e violento.O numero de desemprego é altíssimo e o analfabetismo ainda é de 47,1%.
O imperialismo tomou conta do país,criou-se um policiamento rigoroso e duro com a população.Formou a MINUTAH, com integrantes do exercito brasileiro,que fortemente armados, aterrorizam os haitianos,violentando crianças e mulheres.Criou-se fabricas de domínios internacionais,as quais são livres de taxas (zonas francas) e com salários baixíssimos.O imperialismo capitalista quer, na verdade,”reconstruir” o Haiti de operários a 2 dólares por dia.
A exploração política e capitalista é mutua,não há respeito aos Direitos Humanos.Doações ao país vêm de vários benefícios ;artistas,empresários,países amigos do Haiti etc,mas destas doações são poucos os investidos no país.
Muitos dos haitianos vivem no campo(são camponeses),tentam sobreviver do que plantam e do que produzem,porque o que é produzido no país é em maior parte exportado.
Aproveitando a inferioridade do povo,aumentou-se o numero de ONGs,dizendo prestar ajuda ao país,ajudas deveriam chegar,mas ainda ocorre a liderança de corruptos e repudiados do governo haitiano.
“Um movimento latino-americano e internacional deveria se levantar para apoiar a luta do Haiti pela democracia e pela independência nacional.É como poucas,mas é uma questão de honra”Professor Osvaldo Coggiola da USP.A divida com a França ainda não esta paga.O Haiti não tem recursos para o pagamento da divida,mas se fossem reavaliados os países que se disseram “amigos” do país,haveria o cancelamento ou o pagamento da divida.
E m contraste Cuba,apesar de ser um país pobre e bloqueado,há anos coopera com o povo haitiano.Muitos médicos e outros especialistas prestam cooperação gratuita ao país.
E O QUE NOSSO BRASIL ESTA FAZENDO?As tropas brasileiras estão fazendo do Haiti um campo de treinamento,que serve a militarização de diversas periferias urbanas.‘‘Há o treinamento destas tropas em favelas do Rio de Janeiro:elas vão ao Haiti e depois retornam para realizar ações como a ocupação dos morros”. Franck Seguy-Sociologo Haitiano.Doutorando da UNICAMP.A America-latina deveria se levantar para exigir a retirada dos marines- ianques e da Minustah do combalido país que deu ao mundo o exemplo de uma revolução independente nacional encabeçada por escravos e muito mais.
Isto mesmo Brasil,mostra tuas garras!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

XXXIII ERESS-ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL. 21 a 24 de Abril de 2011

Síntese
DELIBERAÇÕES:

MOVIMENTOS ESTUDANTIS:
-----A importância política dos estudantes.
-----FENEX (movimento de área) contra o provão, foi à organização do boicote contra o ENADE Governo Lula.
-----MESS (movimento dos estudantes de serviço social)
-----ANEL (Assembléia Nacional dos estudantes-livres),foi formada pela UNE,compreende as novas entidades.
-----Grupos em escolas; (UNESP) recria o serviço social integrado nas escolas.

PROPOSTA DE UNIVERSALIDADE:-----Que a ENESSO fomente o debate sobre a universidade popular dentro dos espaços de discussões do MESS, que aproxime dos secundaristas com o intuito de fomentar as demissões de universidade popular.
-----Apropriações dos instrumentos
Jurídicos a fim de respaldar as violações de direitos cometidos pelas universidades.

QUESTÕES URBANAS:-----Movimento Social Terra Livre; Luta pelas terras (trabalhadores do campo x cidade). Funcional em SP.RJ.MG.Em Sao Paulo tem maior força no Jardim Pantanal.
-----Movimento de moradores.PAC

E.C.A-----Direitos Violados do ECA.
-----A criação de uma prova para se candidatar ao Conselho Tutelar.
-----Fortalecer os movimentos que lutam pela melhoria na qualidade de ensino creches e nos Direitos da criança.

MORADIA:-----Preocupações com o desenvolvimentos dos bairros e estruturas inadequadas.
-----Grupo Marcha das Mulheres(em Campinas);politicas publicas para as mulheres:que garantam os direitos sexuais e reprodutivos.
-----Construção do Estadio para a Copa no Brasil;as importancias positivas e negativas da sociedade:mercado imobiliario.
------Mercado Imobiliario:gravidades e planos de fuga.

MOBILIZAÇÕES DE BAIRROS:-----Muitos bairros não tem nenhuma organização em beneficios dos moradores espulsos de suas casas.
-----MST.
-----Trocas de contato- nao trata apenas em um só bairro,mas lutar por um todo.
-----Transformar os encontros em uma LUTA CONCRETA!

CULTURA:-----OFICINA:Questao Urbana-Palestrante Alexandre (Coodernador Movimento Social Terra Livre no Jardim Pantanal)
Construção do Vale do Tiete de Salesopolis ate a capital.
Bolsa aluguel – saneamento basico – creches – Empresa terceirizada que controla as barragens.
O dinheiro que as empresas gastam com os cadastros, daria para pagar a construção de casas novas.(www.terralivre.org)

GD´s Opressões-----Raça/Etnia- Palestrante Douglas
-----UNEafro BRASIL: União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora.
-----Cursos comunitarios
-----Organizações e Luta Popular
-----Combate ao racismo e genocidio da População Negra.
-----Desigualdade no acesso á educação
-----Cotas para negros na USP.
----Cursos da UNEafro:ação voluntaria de centenas de professores e coordenadores e solidarios propricia um trabalho serio e de qualidade para 2,5 estudantes.(www.uneafrobrasil.org)



Apoio:Centro Acadêmico de Serviço Social-PUC/SP
----Erica Guimarãens 2°ano noturno
Secretaria de Escola.

DEBATE COM PROFESSOR SERGIO LESSA

Em 04/2011 Professor Sérgio Lessa,Assitente Social, doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas,compareceu na PUC-SP para um debate sabre a questão trabalho x profissão.
Iniciou-se com a pergunta "O serviço social é trabalho?"
O serviço social na base de Marx é trabalho e para chegarmos a esta conclusão foi preciso analisar o que são:
• Valor= trabalho produtivo,de uso ou de produção.
• Mais valia= trabalho não pago;acumulação de capital.
• Valor de uso= esta subordinado ao valor de troca.
Assim entendemos que no Capitalismo,o Valor é a mercadoria.
Para entender melhor é necessário saber sobre as definições do Trabalho:
TRABALHO IMPRODUTIVO;(que não tem valor para o capital)é o que não produz mais valia.Marx
TRABALHO PRODUTIVO;é o que produz a mais valia(mercadoria),é o que dá lucro ao capital.
ONTONEGATIVIDADE DA POLITICA;é a política desde a Monarquia,ou seja,e o instrumento de dominação e opressão ao proletariado.
MATÉRIA;é a mão,a cabeça, o intelecto etc.(instrumentos a ser usados para produzir).
``O trabalho é a relação HOMEM X NATUREZA``.
PROFISSÕES: as profissões são invenções humanas,se a sociedade desde a sua origem,é uma sociedade de classes,a estrutura de exploração foi constituída.
Conclusão:
TRABALHO é o que dá lucro ao capitalismo,ou seja,é o trabalho produtivo para o acumulo de capital.
PROFISSÃO é o que não dá lucro ao capital.Não constrói valor para capitalismo.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

"AMOR E REVOLUÇÃO"


A novela "Amor e Revolução", do SBT, está gerando polêmica e muito desconforto entre os militares, ao ponto de um grupo deles organizar um abaixo-assinado contra a produção da TV de Sílvio Santos. A novela exibe cenas de tortura e perseguição. No texto do abaixo-assinado, os descontentes solicitam do Ministério Público Federal, providências no sentido de se cumprir a Lei de Anistia vigente.
A história é representada, em todos os aspectos, a verdade é que houve, e merece atenção o golpe que instaurou a ditadura militar e querer retirar a novela do ar é estímulo a ditadura, se há liberdade de expressão então a devemos usar!!!Quero parabenizar,porque finalmente uma emissora teve a coragem de mostrar para as pessoas a realidade da época em que a Ditadura Militar Matou e torturou centenas de pessoas, tudo em nome do poder. Essa é a verdadeira face militar que o povo já esqueceu,mas que ela não está morta, apenas adormecida. Já os torturadores, abutres e sanguinários que ainda estão entre nós impunes e que mancharam nossa história com sangue, não se preocupem, ainda haverá justiça para os seu crimes. Existe um lugar onde irão pagar por tudo isso!!!