segunda-feira, 23 de maio de 2011

. Haiti:terremoto,colonização e resistência

O Haiti desde o terremoto, continua devastado.É um país tomado pela injustiça social e pela miséria.Ainda sem recursos de moradia,falta de alimento e saneamento básico o país tornou-se marginalizado e violento.O numero de desemprego é altíssimo e o analfabetismo ainda é de 47,1%.
O imperialismo tomou conta do país,criou-se um policiamento rigoroso e duro com a população.Formou a MINUTAH, com integrantes do exercito brasileiro,que fortemente armados, aterrorizam os haitianos,violentando crianças e mulheres.Criou-se fabricas de domínios internacionais,as quais são livres de taxas (zonas francas) e com salários baixíssimos.O imperialismo capitalista quer, na verdade,”reconstruir” o Haiti de operários a 2 dólares por dia.
A exploração política e capitalista é mutua,não há respeito aos Direitos Humanos.Doações ao país vêm de vários benefícios ;artistas,empresários,países amigos do Haiti etc,mas destas doações são poucos os investidos no país.
Muitos dos haitianos vivem no campo(são camponeses),tentam sobreviver do que plantam e do que produzem,porque o que é produzido no país é em maior parte exportado.
Aproveitando a inferioridade do povo,aumentou-se o numero de ONGs,dizendo prestar ajuda ao país,ajudas deveriam chegar,mas ainda ocorre a liderança de corruptos e repudiados do governo haitiano.
“Um movimento latino-americano e internacional deveria se levantar para apoiar a luta do Haiti pela democracia e pela independência nacional.É como poucas,mas é uma questão de honra”Professor Osvaldo Coggiola da USP.A divida com a França ainda não esta paga.O Haiti não tem recursos para o pagamento da divida,mas se fossem reavaliados os países que se disseram “amigos” do país,haveria o cancelamento ou o pagamento da divida.
E m contraste Cuba,apesar de ser um país pobre e bloqueado,há anos coopera com o povo haitiano.Muitos médicos e outros especialistas prestam cooperação gratuita ao país.
E O QUE NOSSO BRASIL ESTA FAZENDO?As tropas brasileiras estão fazendo do Haiti um campo de treinamento,que serve a militarização de diversas periferias urbanas.‘‘Há o treinamento destas tropas em favelas do Rio de Janeiro:elas vão ao Haiti e depois retornam para realizar ações como a ocupação dos morros”. Franck Seguy-Sociologo Haitiano.Doutorando da UNICAMP.A America-latina deveria se levantar para exigir a retirada dos marines- ianques e da Minustah do combalido país que deu ao mundo o exemplo de uma revolução independente nacional encabeçada por escravos e muito mais.
Isto mesmo Brasil,mostra tuas garras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário