terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dependência Química







R. é aluno do curso de Serviço Social, alegre e esforçado,tem 28 anos, ex dependente químico,se drogava desde os 12 anos,e no inicio desde mês completou 4 anos de ''limpo e sereno" assim é como ele se identifica, sem consumir alcool e drogas . R.se considera uma pessoa recuperada, e nós alunos do curso comemoramos com ele esta linda vitoria de grande valor para ele e sua familia, e queremos estar comemorando com ele todos os anos que se passarem com essa linda recuperação e de grande exemplo aos que procuram a cura.



............................................................................................................................................................................



A Dependência Química é uma doença crônica progressiva, que tem como principal característica, a obsessão mental, seguida do uso compulsivo de determidada droga ou drogas .A Síndrome de Dependência Química, é uma pandemia que afeta a comunidade em todas as áreas: Educação, Segurança e Saúde.Dependentes Químicos Anônimos sugerem um programa de 10 ( dez ) passos, baseados na humildade, fé, honestidade e fraternidade, sendo pertinente lembrar que o tratamento e recuperação sugeridos através dos passos, que contém princípios espirituais, independente de religião formal,é individual e intransferível .Dizia um sábio, que sozinhos somos opinião pessoal.A união através do conhecimento e troca de experiências é um remédio eficaz.Para orientar o dependente químico que quer se recuperar , existem dez sugestões para formação de um grupo. O grupo pode ser formado por qualquer pessoa interessada, de boa vontade, que deseja colaborar com a recuperação de portadores da Síndrome de Dependência Química. As sugestões encontram-se escritas após o programa de recuperação.



Dez Passos Sugeridos para a recuperação



1°Admito que dependência química é doença crônica e que eu não posso mais usar drogas . 2°Acredito que sou capaz de viver sem o uso de drogas.3°Peço orientação diária à Deus, pra tomar decisões corretas.4°Fiz um minucioso inventário moral de mim mesmo.5°Admito para mim mesmo e pra outra pessoa as falhas do meu caráter, as consequências dos meus maus hábitos. 6°Percebo que me torno cada vez mais consciente e responsável pelas minhas ações .7°Continuo a fazer um inventário diário e quando erro, admitimos prontamente ,não perdendo tempo na reparação do erro.8°Fiz uma relação de todas as pessoas a quem causei prejuízo devido ao uso de drogas e me dispus a reparar esses danos.9°Procuro através da Prece e Meditação, melhorar meu contato consciente com Deus, pedindo compreensão e coragem para realizar Sua vontade.10°Percebo que freqüentando as reuniões, sou ajudado e coopero com os outros, através da troca de experiências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário