sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Presidenta?! Como quiser.


E agora?Me pego fazendo esta pergunta.PRESIDENTE OU PRESIDENTA?
Não há norma na língua que defina uma das formas como errada, nem mesmo menos correta. O professor de língua portuguesa e apresentador de TV Pasquale Cipro Neto diz que a terminação “nte” vem do latim e é comum nas línguas neolatinas, como o português, o espanhol e o italiano. Ela indica o executor de uma ação, normalmente tornando a palavra invariável quanto ao gênero. Por isso, dizemos “o gerente” para homens e “a gerente” quando uma mulher ocupa a função. É o que em português chamamos de substantivo de dois gêneros.“No caso de ‘presidenta’, talvez pelas conquistas das mulheres em vários territórios, surgiu esse uso, que os dicionários acolheram”, diz Pasquale. “Os três maiores dicionários da língua portuguesa, o Houaiss, o Aurélio e o Aulete, já registram ‘presidenta’ como equivalente de ‘a presidente’, ‘mulher que preside’. As duas formas estão corretas.” Revista Época. Diz se que ela prefere presidenta,então ela manda.Falou-se até em mudanças na palavra por luxo feminino.Vai ser estranho as mudanças nas plaquinhas que informam a função de presidente em algumas mesas profissionais.Mas me pergunto outra vez,será necessário todo este jus ao feminismo?E a língua portuguesa?Volta a sua origem do Latim?Estamos certos,a língua e o dialeto é integrado a sua cultura,se tem político em comício fazendo discurso “meu povo e minha pova” o que mais esperaríamos? Então homens e mulheres aceitai-vos isto,porque é apenas o inicio.E eu?Sou estudante ou estudanta?

Erica de Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário