sexta-feira, 17 de junho de 2011

MARCHA NACIONAL PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Acontece neste sábado, dia 18 de junho, a Marcha nacional pela Liberdade de Expressão. Serão mais de 30 cidades marchando pelo direito à liberdade, entre elas São Paulo (SP), Aracaju (SE), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba, (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Rio(ES), Goiânia (GO), Campo Grande(MS) e Cuiabá (MT).

Diferente do que muitos estão pensando, a Marcha da Liberdade não é a Marcha da Maconha, o movimento abrange diversos setores sociais que passam por problemas, como a atual greve dos professores, a crise nos bombeiros, o kit anti-homofobia do MEC, crise no sistema público de saúde, o desmatamento desenfreado após a proposta do Novo Código Florestal, e vários outros. Não se trata de pregar a liberação do uso de drogas ou o que quer que o valha. Trata-se sim de discutir o assunto com maturidade. O objetivo é propor um debate sobre questões que vem incomodando a sociedade, são várias bandeiras e pensamentos unidos em prol da Liberdade de expressão, liberdade essa que abrange todas as outras.

QUAL O ENTENDIMENTO DA MARCHA EM SI E DEPOIS DELA? O sentido da marcha é pensar na questão de que a mobilização é necessária. Nossos direitos referentes a liberdade são expressos na Constituição Federal, 1988 nos Arts. 1º e 5º. ART 1º A República Federativa do Brasil, formada pela União indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: Parágrafo único: Todo poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

ART 5º II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

COMO SERÁ FEITA A MARCHA? A marcha será feita por todas as pessoas que se sentirem confortáveis com o movimento. Usaremos todas as vozes e também uma só. Não será feita nenhuma apologia à algo ou alguém. A marcha é feita simplesmente porque existem assuntos em que existe uma certa necessidade de mobilização para serem enxergados. A INDIGNAÇÃO É MUNDIAL, QUAL A SUA INDIGNAÇÃO? Como cada pessoa, ou um grupo de pessoas possuem idéias em afinidade, foi proposto que cada um levasse a sua proposta. “ TRAGA SUA INDIGNAÇÃO MAS DEIXE A RAIVA EM CASA”Outra proposta a respeito da ação mesmo, seria trocar o uso de cartulinas por papelão. Custo muito menor e de melhor acesso. Até mesmo por uma questão mais ambiental e consciente.

QUAIS AS BANDEIRAS QUE VAMOS LEVANTAR PARA CARACTERIZAR A MARCHA DA LIBERDADE? a. movimento homossexual b. indígenas c. negros d. pessoas com menor poder aquisitivo e. movimento ROCK N’ ROLL f. projetos culturais g. pessoas com doenças sexualmente transmissíveis h. professores i. novo código florestal j. movimentar o conhecimento das pessoas k. direitos e deveres da população l. canalizar as idéias

Em Cuiabá, como nas outras cidades, a marcha está sendo organizada principalmente pelas redes sociais e tomando proporções até então não imaginadas.

No dia 18 a concentração da Marcha pela Liberdade Cuiabá será na Praça Alencastro. Com previsão de saída as 17h, os marchantes subirão a Avenida Getúlio Vargas em direção a Praça 8 de Abril para o ato final. Mapa: [ http://goo.gl/DCEVS ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário