quarta-feira, 6 de março de 2013

Vida Acadêmica - Passos Iniciais.

Vamos lá.
Iniciarei este texto, observando  que, não irei citar nomes de profissionais e das pessoas que, felizmente ou infelizmente passaram na minha vida, em algum momento acadêmico  e ou outros...
Pois é. Como nem tudo na vida é festa, as aulas iniciaram na semana seguinte que cheguei aqui em Portugal.
Os primeiros passos que tomamos,foi ir até a S.E.F ( Loja do Cidadão) para preencher uma ficha e aguardar contato para entrevista( não sei o que acontece na entrevista.),não fui chamada até hoje.rs
Eu e muitos brasileiros (a maioria de São Paulo) que desembarcaram neste ano de 2013 em Coimbra,tivemos o visto  TEMPORÁRIO, não o de RESIDÊNCIA, ou seja, de cidadão estrangeiro.E estou a entender isto até hoje...
Na loja do Cidadão,o rapaz que nos atendeu,foi gentil e explicou vagamente sobre o assunto,deixando ainda mais um ponto de interrogação em nossas mentes.Ele apenas nos orientou a renovar o visto.
Achei muito estranho,e alguns conhecidos comentaram que era por causa da crise em Portugal, gastos públicos e  economia,sei-lá,não sei exatamente,então melhor não comentar. 
Ao sair da Loja do Cidadão,seguimos para o DRI (Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra). Ainda bem que chegamos cedo, depois de uns 30 minutos do atendimento iniciar, uma fila enorme se fez nas escadarias do departamento. Estudantes de todos os cantos do mundo, passam por aqui todos os dias,ou seja,até março  chega gente.
Fomos bem atendidas por dois funcionários, simpáticos e receptivos, sorriam ironizando sobre o frio de Portugal e o calor do Brasil. Nos foi solicitados a carta da Universidade,1 foto 3x4, endereço de residência aqui em Coimbra e 20,00 euros para a taxa de seguro estudantil. Pronto,cadastro feito,agora era seguir até a faculdade do curso pretendido e falar com a coordenação para assinar e cadastrar as respectivas disciplinas escolhidas e enviar por e-mail para o DRI. Feito isto,já esta matriculado!
A Universidade é muito grande, tem faculdades espalhadas por todos os cantos, a faculdade que irei estudar esta localizada em 2 lugares diferentes. Quase 1-km de uma para outra (exagero meu) mais é longe,fora que é contra mão,principalmente na hora de ensinar alguém que não conhece a cidade.
Já matriculadas e inscritas em alguma disciplina, seguimos pra aula (com o mesmo entusiasmo que temos no Brasil) e a surpresa...(minha conclusão) as coisas parecem não render por aqui!!!
Na  coordenação do curso, fui atendida  gentilmente e até apresentada a outros brasileiros, já os outros funcionários, não são tão bons nas orientações,  um que manda pra cá,outro te joga pra lá. Não temos boas orientações aqui.(e eu que reclamo da PUC). 
Eu e a minha amiga,ficamos perdidas nos primeiros dias de aulas,chegamos atrasadas em sala, por causa da falta de informações das pessoas.E olha que sou uma pessoa que não gosto de ficar perdida, pergunto mesmo,falo com as mil pessoas que me aparecem.
A universidade, que por sinal é conservadora, tem algumas regras esquisitas...e não sei se escrevo agora ou...Deixarei pra falar sobre isso no próximo texto.
Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário