quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

JORNADA n° 02 - Documentos para o visto.


Passagens compradas, e agora? Agora é providenciar os documentos para a retirada de visto.
Outra coisa que a maioria das pessoas não sabem  é sobre o PB4(seguro saúde para contribuintes INSS). Este foi um documento chatérrimo pra fazer,pois nos postos de atendimentos do INSS, os funcionários não sabem explicar sobre  o PB4 e muito menos como faz pra ter este seguro. Eu fui até um posto de atendimento para fazer o meu seguro e depois de 1:30h em espera, me mandam pra lá e me enviam pra cá (tudo isto dentro do posto do INSS), cheguei até o gerente e falei que não tava de brincadeira ali e então me pediu pra pegar uma relação de empresas que trabalhei (CNIS) e levar até ao ministério da saúde, poxa que  alivio, eu pensei, “tá resolvido”.
Me enganei,no outro dia logo cedo fui ao Ministério da Saúde,o mais próximo foi o da Av. Nove de Julho. Uma dica importante, “somente no MINISTÉRIO DA SAÚDE que fazem o PB4”, não procurem o INSS, não resolvem e não sabem de nada,pois é( repito) somente no ministério da saúde que fazem o seguro.Cheguei cedo para fazer o seguro e adivinhem,”não foi fácil como parecia” ,levei apenas alguns documentos que (o gerente) do INSS  me orientou  e... “nada disso que você trouxe serve pra fazer o seguro”,foi o que escutei de um funcionário mal humorado. Simplesmente o cara jogava as xeroxs de lado e falava que  não faria meu seguro com aqueles documentos e muito menos com o que retirei no INSS(CNIS,lembra?), não preciso disto!!! Enfim,ele me deu uma relação dos documentos(cópias) que precisava pra fazer o seguro, então voltei novamente no outro dia com as copias precisas. Não levem nem mais e nem menos,pois podem tirar até onda de sua cara ou te chamar de burro por isto,pois eles não tem  grande humor. rsrsr
Pedido o seguro, era pra voltar  de 3 a 5 dias pra retirar. Uff.
Uma documento  fácil, e muito fácil de tirar, é o ATESTADO DE ANTESCENDENTE CRIMINAL, ele pode ser feito no próprio site da policia federal(PF),é só preencher os dados e o resultado sai no mesmo momento(imprimir), e depois levar nos tabelionatos específicos para autenticarem,(endereços).Foi muito rápido e pratico.
Uma DECLARAÇÃO FINANCEIRA será preciso,atestando que você tem recursos financeiros,ou atestando que uma terceira pessoa (seus pais,namorado,marido etc.) estão te ajudando financeiramente(no consulado irão pedir juntamente uma copia  de extrato bancário).
Para retirada do visto é preciso apresentar também um Comprovativo da existência de meios de subsistência ou Comprovativo das condições de alojamento, caso já tenha em mãos a sua carta de aceitação da universidade ( é preciso ter primeiramente esta carta antes de solicitar o visto), e  envia-la ao consulado(enviar cópia),na  carta já tem a indicação de alojamento na universidade.(mas não garante).Enfim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário