quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

JORNADA n° 03- Solicitação de visto.


O pedido de visto é feito pelo site do Consulado de Portugal http://www.consuladoportugalsp.org.br/servconsulares.htm , achei bem chatinho,pois demorou pra concluir,dava erro muitas vezes,mas consegui. No site tem a relação de documentos para serem enviados por sedex (pesquise bem),inclusive o cheque de pagamento do visto tem que ser enviado junto aos documentos. Outra coisa, não existe visto estudantil,você tem que solicitar o visto temporário(90 dias),  será pela data de suas passagens e da data relacionada na carta de aceitação, que será estendido os dias de permanecia no país (tem que apresentar as passagens de ida e de volta).
Enviado os documentos solicitados, inclusive o PB4, é aguardar o contato do consulado agendando uma entrevista.
No dia da entrevista fique tranquilo, chegue 30 min. de antecedência,as vezes chamam no horário marcado ou até 10 minutos depois e não esqueça de levar o passaporte, e (adivinha) a sua declaração financeira( a que indiquei no post jornada n°2), esta declaração não esta relacionada nos documentos que pedem,mas com certeza, no dia da entrevista irão te perguntar quem te manterá financeiramente e irão te pedir esta declaração,então para não atrasar o seu pedido de visto leve sua declaração pronta.
Recebi o contato pra retirada do visto (+-) 15 dias depois da entrevista. Foi super rápido,no horário marcado, um funcionário chama pelo seu nome e pega seu passaporte,você nem entra na sala, é só aguardar na recepção. Depois de 15 minutos fui chamada pra entrega de passaporte com o visto devidamente colado e carimbado.Eba!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário